Notícias

Assessoria Cecília Meireles | Postado em: 01/11 - 13:44
Alunos do Colégio Cecília Meireles conquistam 13 premiações na Fecitec

 

 

Com 48 alunos, o Colégio Cecília Meireles, de Palotina, participou da 8º edição da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec) promovida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Palotina, e obteve resultados muito positivos com 13 premiações no total.

Orientados por sete professores, os projetos foram nas áreas de ciências, matemática, física e química, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

O professor do Cecília Meireles, Fernando Furlan, orientou 18 alunos e comemorou os resultados. “Com certeza isso é fruto do trabalho de todos os profissionais e dos alunos envolvidos. Acredito que a premiação é um fator importante, porém, o mais importante é a participação e o aprendizado. Novas ideias já foram lançadas pensando na próxima FECITEC, com novas expectativas e força de vontade”, pontua Fernando.

Ele destaca que a participação em feiras de ciências tem o propósito de motivar os alunos. “Essa participação é intensa, envolvendo vários desafios, desde a ideia, coleta dos dados e conclusão. Além disso, os alunos precisam explicar o seu projeto para pessoas da comunidade, desde avaliadores, outros alunos, professores, especialistas na área, isso faz com que os mesmos interajam com diferentes realidades, melhorando o ensino-aprendizagem”, afirma.

Os trabalhos acompanhados por Fernando, que recebeu o prêmio de Professor Incentivador do Jovem Cientista, foram voltados para a produção vegetal (ciências biológicas e ciências agrárias), com produção de mudas de roseira, microrganismos do solo e utilização de extratos vegetais no desenvolvimento de plantas.

A professora Cláudia Roberta Borin Horn orientou 12 alunos com projetos nas áreas de matemática, biologia e química. Ela ganhou o Prêmio Professor Nota Dez e uma de suas alunas, Bárbara Romani Scapin, ganhou a bolsa de estudos de Iniciação Científica Júnior que acontece dentro da UFPR.

A bolsa tem o propósito de despertar a vocação científica e incentivar os potenciais dos alunos. Bárbara participará de atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientada por pesquisadores qualificados na instituição de ensino superior.

Para a professora Cláudia é extremamente importante a participação dos alunos em feiras científicas já que garantirão um desempenho melhor no futuro. “Além de toda a pesquisa científica, eles desenvolvem a oralidade na exposição do trabalho e o enfrentamento perante o público. Fiquei extremamente feliz com a desenvoltura que eles apresentaram, é algo que todos levarão para a Universidade”, menciona.

Os professores Valdeir Welter, Márcia Rönnau, Bárbara Pivetta, Michelle M. Ballester e Sandra Mara Dias também orientaram alunos na Fecitec.

O Colégio Cecília Meireles incentiva todos os projetos desenvolvidos pelos professores, primando pela qualidade da pesquisa científica. Além disso, parabeniza os alunos, professores e pais envolvidos nos projetos da 8º FECITEC.

Confira os prêmios e alunos premiados

Prêmio: Alunas destaque da 8ª Fecitec

Alunas: Laura Conte de Lima e Paola Cristina de Oliveira Santos (orientação professor Fernando Furlan).

Prêmio: Reconhecimento ao Jovem Cientista

Aluna: Camila Lossnitz Conte (professor orientador Fernando Furlan)

Prêmio C.Vale – Categoria Agrícola

Alunos: Paulo Henrique  Buttini, Milena Miharu Kanno e Isadora do Couto Sponchiado (professor Fernando Furlan).

Trabalho: Cultivo de Microorganismos Eficientes do Solo e seus  Efeitos na Germinação e Desenvolvimento Inicial de Milho.

Prêmio:  Trabalho Destaque na 8° FECITEC

Alunos: Paulo Henrique  Buttini, Milena Miharu Kanno e Isadora Do Couto Sponchiado (professor orientador Fernando Furlan).

Trabalho: Cultivo de Microrganismos Eficientes do Solo e seus  Efeitos na Germinação e Desenvolvimento Inicial de Milho.

Prêmio – 1° Lugar Ensino Fundamental I

Alunos: Nícolas Marquezin Glaeser, Isadora Augusto Fabrini, Wendson Dias Galhardo, Rafael Antonio Simon Klein, Isabelli Andreis Giacomini e Bianca Poatskievick Pierezan (professora orientadora Bárbara Pivetta).

Trabalho: A importância da amizade entre as plantas e a água.

Prêmio: 2° Lugar – Ensino Fundamental II

Alunas: Giovanna Cantú Hendges e Manuela Motta Beladeli (professor orientador Fernando Furlan).

Trabalho: Efeito da Aplicação da Água de Lavagem de Arroz no Desenvolvimento do Rabanete.

Prêmio: 2º Lugar Geral – Credenciais para FICIÊNCIAS em Foz do Iguaçu

Alunas: Laura Conte de Lima e Paola Cristina de Oliveira Santos.

Trabalho: Influência no Crescimento e qualidade de raízes de Rabanete sob Déficit Hídrico Cultivadas em Solo com e sem Cobertura Vegetal.

Prêmio - 3º lugar Ensino Fundamental I

Alunos: Guilherme Pedron Noschang, Jade Sofia de Oliveira e Thiago Tosti Marchioro (professora orientadora Michelle M. Ballester).

Trabalho: Produção de Náuplios de Artêmias em diferentes temperaturas.

Prêmio: Educação Infantil – 4º lugar

Alunos: Rafael Renostro de Brito, Luíza Sabino Gomes, Lívia Rossato Dassi; Heloísa Fernanda Borin Horn, Lívia Brückmann Frees e Heitor Gabriel Ceolin Kugelmeier (professora orientadora Sandra Mara Dias).

Trabalho: Compostagem para aproveitar o lixo orgânico produzido no Colégio.

Prêmio: 4° Lugar Ensino Médio e Técnico

Alunas: Amanda Azevedo de Faria e Fernanda Cardoso Hwang (professor orientador Fernando Furlan).

Trabalho: Efeito da Aplicação Foliar de Extrato Aquoso de Panacéia no Desenvolvimento da Cultura do Trigo.

Prêmio: Professor Nota Dez

Professora: Cláudia Roberta Borin Horn

Prêmio – Professor Incentivador do Jovem Cientista

Professor: Fernando Furlan

Bolsa de Iniciação Científica Júnior:

Aluna: Bárbara Romani Scapin – 1ª Série do Ensino Médio.

Outras Notícias

© 2019 - Colégio Cecília Meireles
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 4aw | Promove