Ensino Fundamental II

Do 6º ao 9º ano
Do 6º ao 9º ano

O conhecimento não é algo situado fora do indivíduo, a ser adquirido por meio da cópia do real, tampouco algo que o indivíduo constrói independentemente da realidade exterior, dos demais indivíduos e de suas próprias capacidades pessoais. É, antes de mais nada, uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem antropológica, cultural e psicológica, entre outros.

A realidade torna-se conhecida quando interage com ela, modificando-a física ou mentalmente.

A atividade de interação permite interpretar a realidade e construir significados, permite também construir novas possibilidades de ação e de conhecimento.

O conhecimento é resultado de um processo de construção, modificação e reorganização utilizado pelos alunos para assimilar e interpretar conteúdos escolares. O que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que dispõe naquela fase do desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e do ensino que recebe.
 

O trabalho proposto nas séries finais do Ensino Fundamental promove a capacidade de investigação, análise e construção de hipóteses, incentiva a criatividade e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Competência leitora – trabalha com diversos gêneros textuais que desencadeiam a reflexão sobre as diferentes práticas de linguagem: leitura, produção oral, escrita, escuta e análise linguística.

Apresenta uma proposta que resgata os conhecimentos prévios dos alunos e trabalha conceitos por meio de problemas contextualizados, trazendo atividades que estimulam a experimentação e a reflexão, possibilitando a construção e a apropriação gradativa dos conhecimentos.

Apresenta fatos históricos por meio de diferentes fontes: documentos, imagens, textos literários, depoimentos, etc. Propõe ao aluno a discussão de temas do presente, relacionando-os ao passado, e desenvolve as habilidades de pesquisa e de trabalho coletivo.

Apresenta um trabalho voltado à compreensão da relação sociedade-espaço. Os textos utilizados são ricos em informações, fatos, dados estatísticos e imagens. A abordagem crítica ajuda o aluno a entender e conhecer o mundo. O Material Didático utilizado é do Sistema de Ensino Anglo.

 

Estrutura Disponível

  • Sala de atividades;
  • Salas climatizadas
  • Agenda para comunicação entre pais e professores.                                                                           
  • Quadra escolar climatizada.
  • Laboratório de Ciências/ Biologia, Química e Física
  • Biblioteca.
© 2019 - Colégio Cecília Meireles
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 4aw | Promove