Ensino Fundamental I

Do 1º ao 5º ano
Do 1º ao 5º ano

A inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de nove anos atende ao direito das crianças a uma educação que promova a formação humana, reconhecendo-as como seres em desenvolvimento e sujeitos culturais. Segundo orientações legais e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, a data de ingresso das crianças no Ensino Fundamental é a partir dos 6 anos de idade completos ou a completar até final do ano letivo, conforme estabelecido pelo respectivo sistema de ensino.

O primeiro ano constitui uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento. Mas não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de 6 anos de idade exclusivamente à alfabetização. Por isso, é importante que o trabalho pedagógico assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento. O Ensino Fundamental de nove anos ampliou o período dos anos iniciais, de quatro para cinco anos, para dar à criança um tempo mais longo para as aprendizagens próprias dessa fase, inclusive da alfabetização. O Material Didático  utilizado é do Sistema de Ensino Anglo, do 1º ao 5º Ano, além dos princípios já mencionados, propõe uma educação comprometida com a cidadania, tendo por base suporte pedagógico, com site para orientação de pais alunos e professores.

O material didático destinado ao Ensino Fundamental l do 1ºao 5º ano é apresentado em volumes bimestrais e organizado de modo articulado, respeitando as quatro áreas propostas pelo MEC:
• Ciências Sociais – Proposta de atividades para favorecer a compreensão das crianças em relação a sua própria história, sua forma de viver e de se relacionar no tempo e no espaço.

• Ciências Naturais – Abordagem que dá ênfase à ampliação da curiosidade e à construção do conhecimento sobre os fenômenos físicos e químicos, sobre os seres vivos e a relação entre o homem, a natureza e as tecnologias.

• Noções Lógicas-Matemáticas – Material pensado para proporcionar às crianças oportunidades de construção do conhecimento lógico-matemático a partir da vivência. Alia-se às situações de desafio apresentadas na escola e em casa, estimulando a busca de estratégias para a resolução de problemas.

• Linguagens – Atividades e conteúdos que priorizam o entendimento da mensagem em linguagem verbal e não verbal, com vistas à preparação da criança para enfrentar o bombardeio de informações a que está sujeita no cotidiano, além do desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade de comunicação oral e escrita.

Estrutura Disponível

  • Sala de atividades;
  • Agenda para comunicação entre pais e professores.                                                                           
  • Quadra escolar.
  • Laboratório de Ciências
  • Biblioteca.
© 2019 - Colégio Cecília Meireles
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 4aw | Promove