O Colégio Cecília Meireles participou durante o 1º semestre do projeto Programa de Educação Ambiental (PEA), onde foram desenvolvidas atividades tais como: brincadeiras em sala, debates, jogos e uma produção textual que envolveu o tema meio ambiente.
O programa, do Sistema Campo Limpo, foi criado em 2010 com o objetivo de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente.
Dentre as atividades realizadas uma delas foi um concurso no qual alunos de escolas públicas e privadas redigiram uma redação sobre a importância da preocupação com o meio ambiente, com o tema “Como posso fazer minha parte na gestão dos resíduos”.
E no último dia 05 foi realizado a premiação do concurso, promovido pela Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (ARDEFA), de Palotina, e o Cecília Meireles ficou entre os três selecionados na categoria redação e o aluno Eduardo Luis de Bona Biseski foi um dos felizes contemplados.
Para o colégio, essa é uma conquista muito importante, pois demostra o objetivo em despertar no aluno a preocupação com o meio ambiente e, principalmente, em construir e formar seres humanos conscientes e protagonistas. Além disso, o aluno ganhou, como prêmio, uma bicicleta e um kit escolar.
Para a professora, a mesma acredita que participar desses concursos é muito importante, porque quando vem a premiação, também vem o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido. “É um trabalho muito sério, o qual nos preocupamos muito com o nosso educando, com a sua educação e formação. E participar do concurso da ARDEFA também é muito importante, porque sempre são temas voltados ao cuidado com o meio ambiente. Além de ter toda a expectativa da premiação, da classificação, nós estamos trabalhando com os alunos esse assunto que é muito importante atualmente”, comenta.
É muito importante estimular mudanças comportamentais e o protagonismo desses alunos visando à adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, bem como o destino final ambientalmente adequado de rejeitos. “Enquanto professora, me sinto muito grata, não só pela classificação do Eduardo Luis, porém também para a educação ambiental de cada aluno”, finaliza a professora.